Roubo de identidade – ESHIELDBR

Roubo de identidade

WhatsApp Image 2017-10-02 at 15.05.09

“Roubo de identidade” é uma categoria de fraude caracterizada pelo uso de identidade de outrem para cometer atos ilícitos, como uso de cartão de crédito alheio, saque de quantias de contas de terceiros, uso de dados para executar compras a crédito, receber benefícios, empréstimos, ou emitir cheques.

Algumas brechas da burocracia brasileira facilitam fraudes desse tipo. São conhecidos casos de envolvimento de cartórios em esquemas de falsificação de documentos como a certidão de nascimento, o que pode levar a emissão de documentos de identidade falsos. O RG (“registro geral”) é o principal documento de identidade brasileiro, não sendo, entretanto, emitido de forma padronizada nos estados, e apresentando-se como documento de baixa qualidade e segurança, inclusive por não ter prazo de validade. Dessa forma, é difícil a sua validação, aumentando a possibilidade de fraudes com seu uso. E finalmente, é ainda muito baixo o nível de controle dos documentos apresentados em transações comerciais, permitindo que sejam aproveitados documentos roubados ou falsificados.

Operadores comerciais e do setor de crédito, como financeiras, cooperativas de crédito, sociedades de fomento mercantil e bancos, estão bastante expostos a fraudes baseadas em roubo de identidade. Mas comerciantes, empresas de comércio virtual, seguradoras e prestadoras de serviço de todos os tipos, especialmente as que vendem parcelado, também estão sujeitos a esse tipo de fraude. E ainda, há empresas e estabelecimentos em que colaboradores desonestos se aproveitam do acesso a dados de clientes ou fornecedores para usá-los ou vende-los para que sejam usados nesse tipo de fraude.

Não existe somente um tipo de fraude, mas as autoridades mundiais concordam que o problema é real e cresce rapidamente. A maioria dos países não possuem mecanismos e/ ou leis eficazes e efetivas para combater o crescimento desse ou de outros tipos de fraudes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *