O que é Chargeback e como se proteger? – ESHIELDBR

O que é Chargeback e como se proteger?

Chargeback significa estorno, então ele nada mais é que o cancelamento de uma venda feita com cartão de crédito ou débito, ocorrendo pelo não reconhecimento da compra pelo titular do cartão ou quando a transação desobedece regras dos contratos do cartão. Quando isso acontece, a venda é considerada inválida e o valor não é creditado para o vendedor. Caso tenha sido creditado, ele pode ser estornado ou lançado a débito, no caso de inexistência de fundos no momento do lançamento do estorno.

Como podemos ver, o chargeback é um instrumento criado  com objetivo de gerar mais segurança às operações pelas operadoras de cartão, mas isso pode ser um fator de risco para lojas online, pois pode ser fatal fazendo com que as empresas deixem de receber quantias significativas por um longo prazo em suas vendas por conta dessa prática onde além de perder o valor da venda, o lojista passa então a ser recusado pelas operadoras onde as efetuam podendo até virar devedor da operadora. O chargeback pode ocorrer em algumas situações específicas como exemplo, em erro em valores cobrados, quando o cliente não recebe a mercadoria, em erro de processamento do banco, através de auto-fraude onde o consumidor age de má fé alegando fraude em uma compra onde ele realizou e até mesmo quando o cliente fica insatisfeito com o produto recebido e deseja devolvê-lo, entenda melhor:

Auto fraude– Ocorre quando o próprio titular do cartão faz o uso com má fé, realizando uma compra e não reconhecendo- a posteriormente.

Fraude amigável– Neste caso, não existe má intenção na utilização do cartão. Ocorre quando o titular empresta seu cartão às pessoas próximas (amigos, parentes, etc.) e depois não se lembra da compra realizada pelos menos, e por fim não reconhece-a.

Desacordo comercial– Como já diz a palavra, o estorno financeiro causado aqui se deve ao fato de algum desacordo entre o cliente e a loja onde foi realizada uma compra. Exemplo: quando a expectativa de um cliente não é atendida pelo produto final ou quando há duplicidade de pedidos.

Fraude efetiva– É aquela onde um falsário faz uma compra utilizando dados roubados. É muito comum em lojas virtuais, onde a venda não é presencial, não necessitando da comprovação de identidade do comprador.

Você deve adotar algumas práticas para lidar com essa situação caso ocorra, como encontrar o pedido referente a situação de chargeback, tentando sempre uma solução amigável, entrando em contato com o cliente confirmando se não foi nenhum imprevisto e prevenir-se contra outras fraudes. Para isso é preciso se proteger, pois o único prejudicado sempre será a sua loja online, sendo importante adotar modelos de segurança por meio de análise de risco de compras. Controlar diariamente o fechamento de cada cartão, evitar perder dinheiro fazendo a contestação  encontrando o comprovante da transação em questão e enviando à entidade responsável junto a uma carta de contestação e conservando sempre todos os comprovantes das vendas guardando recibos assinados pelos clientes e etc..

Nossa dica de soluções aos comerciantes para evitar surpresas indesejadas é que seja feito processos de análise de riscos via antifraudes como com as ferramentas que a Eshieldbr pode oferecer, garantindo vendas mais seguras ou até mesmo um utilizando um gateway de pagamento que garanta as vendas aprovadas. E entre as vantagens do antifraude estão na praticidade das análises, na proteção contra fraudes e multas que elas causam, mais segurança para seu consumidor e o principal, redução de prejuízos, haverá, claro, custos e taxas mas sendo nitidamente positivo onde o lojista terá garantia de recebimento.

Fique bem protegido em relação aos chargeback e não se desespere, pois agora, você comerciante já sabe que poderá conviver com ele sem grandes dores de cabeça e sabe que deverá certificar-se de que está protegido caso pretenda manter uma loja virtual, evitando o encerramento de suas vendas tendo o chargeback como consequência.

Baseado em tudo o que citamos acima, garantimos que não poderá deixar de conhecer nossas melhores soluções e ferramentas tecnológicas que ajudam a proteger seu negócio, não fique de fora e proteja-se também junto da eshieldbr.

Confira mais em nosso SITE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *